quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Conheça como é a vida de Lourdes, Solange e Rose

Jornal A Notícia e Jornal de Santa Catarina - 25 de março de 2009. | N° 353

CINEMA

Conheça como é a vida de Lourdes, Solange e Rose

DOCUMENTÁRIO MOSTRA COMO A VIDA DAS DOMÉSTICAS AINDA É DIFÍCIL


CAROLINE PASSOS | BLUMENAU

As histórias de três mulheres guiam o documentário “Domésticas para a Vida: Quando o Trabalho É na Casa do Outro”, lançado hoje em duas sessões, às 20 horas e 20h30, no Café e Cultura do Centro de Cultura Popular (Mercado Velho), em Itajaí. Dirigido pelo jornalista Paulo Henrique de Moura, o filme narra as trajetórias das empregadas domésticas Solange, Lourdes e Rose.

O interesse de Moura pela vida destas mulheres partiu de uma experiência pessoal. A própria mãe do diretor trabalhou como doméstica por muitos anos. Além disso, o documentário pretende dar voz a uma classe que é colocada à margem da sociedade, sem retratá-la como vítima.

“A própria Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) deixa as empregadas domésticas sem muitos dos direitos que são comuns a outros trabalhadores”, completa o diretor.

Resultado do trabalho de conclusão de curso em jornalismo pela Univali, “Domésticas para a Vida” reúne histórias singulares. Solange começou na profissão aos nove anos e, hoje, deixou a profissão para trabalhar no Mercado Público de Itajaí. Lourdes optou por ser empregada doméstica mesmo sem precisar. E Rose, mãe de um amigo de Paulo, trabalha desde os 18 anos limpando casas. As três moram a menos de 20 minutos uma da outra e compartilham o reconhecimento pela atividade que exercem.

Toda a produção, desde a pesquisa, durou cerca de oito meses. É a primeira vez que será exibido para o público. Este é o terceiro documentário de Moura. O primeiro chama-se “Hoje” – filme em que acompanhou algumas pessoas para saber o que elas esperavam do dia de hoje e se conseguiram cumprir o que imaginavam. O segundo é “Verde Novo”, sobre as construções na Praia Brava, em Itajaí. O diretor também é autor do curta “16 Horas”, selecionado pela Mostra de Vídeos Catarinenses Catavídeo e que conta a história de quatro pessoas que ficam presas em um elevador.

FICHA TÉCNICA

Produção, roteiro e direção: Paulo Henrique de Moura

Direção de fotografia: Paulo Henrique de Moura

Assistente de direção: Ilana Coelho

Assistente de produção: Herivelto Dias Correa Jr

Imagens: José Fernando dos Santos e Pedro dos Santos

Som: Herivelto Dias Correa Jr. e Ilana Coelho

Edição e finalização: Marlon Gamba

Projeto gráfico: Júlio Castelain

Trilha: Paulo Henrique de Moura

SERVIÇO
O QUÊ: “Domésticas para a Vida: Quando o Trabalho É na Casa do Outro”.
ONDE: Café e Cultura do Centro de Cultura Popular, Mercado Velho, avenida Ministro Victor Konder, Praça Félix Asseburg, s/nº, Centro, Itajaí.
QUANDO: hoje, às 20 e 20h30.
QUANTO: entrada gratuita.
INFORMAÇÕES: (47) 3348-3610.

Nenhum comentário:

Postar um comentário